Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasNão está morto quem luta. Não morreu quem sonha. Lutemos, sonhemos, conclama Requião em Lisboa

Não está morto quem luta. Não morreu quem sonha. Lutemos, sonhemos, conclama Requião em Lisboa

160516211334_debates_lisboa_640x360_mamedefilho_nocreditO senador Roberto Requião, copresidente da Assembleia Euro Latino-Americana, fez nesta terça-feira (17), em Lisboa, na reunião da Eurolat, um forte pronunciamento contra as políticas neoliberais e expansionistas que sufocam o desenvolvimento de nosso continente. “Toda vez que produzimos um avanço, por pequeno que seja, segue-se um retrocesso e voltam a nos sufocar com o torniquete da dependência, do atraso”, disse o senador.

Requião afirmou que chegam a ser desalentadoras as marchas e contramarchas da nossa história, marcadas por frequentes intervenções de interesses antinacionais. “Veementes, ciosos da força e da grandeza de nossos povos, denunciamos e recusamos o desenho geopolítico que as potências querem impor ao mundo”, afirmou.

Citando o papa Francisco, o senador disse que as críticas dele ao capitalismo financeiro “são um alento para a América Latina e para os países europeus prisioneiros do deus dinheiro”.

Requião deu como exemplo da voracidade das grandes potências o recente resgate da dívida grega: dos 219,9 bilhões de euros destinados pela União Europeia ao país, apenas 9,7 bilhões foram incorporados ao orçamento nacional. O restante foi endereçado para salvar bancos alemães e franceses. Só de juros da dívida grega, esses bancos foram contemplados com 52 bilhões de euros.

O senador, contudo, revelou-se otimista, dizendo que é possível a construção de um mundo novo, fundado na solidariedade, na justiça e na igualdade: “Não está morto quem luta. Não morreu quem sonha. Lutemos, sonhemos”, conclamou o senador.

A seguir, leia a íntegra do pronunciamento de Requião em Lisboa.

Discurso

160516212009_debates_lisboa_640x360_mamedefilho_nocredit160516211509_debates_lisboa_640x360_mamedefilho_nocredit

Um comentário em “Não está morto quem luta. Não morreu quem sonha. Lutemos, sonhemos, conclama Requião em Lisboa

  1. Requião; Fui tentar defendê-lo de uma hipocrisia usada pelo tal de José Rodrigues no Twitter, e ele me bloqueou “no teu twitter”;
    Por favor envie uma twitada para o meu @novaamerica2 para me adicionar novamente, ; Obrigado; (Já a dias isso aconteceu);

Comments are closed.