Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasParaguaios convidam Requião para observar eleições presidenciais

Paraguaios convidam Requião para observar eleições presidenciais

Senador Roberto Requião (PMDB-PR) recebe representantes do MercosulO parlamentar paraguaio Ignácio Unzain Mendoza, presidente do Parlamento do Mercosul, o Parlasul, esteve em Brasília nesta quinta-feira (14) para oficializar o convite do Tribunal Superior de Justiça do Paraguai para que o senador Roberto Requião seja um dos observadores das eleições gerais naquele país, que vão acontecer no dia 21 de abril. O parlamentar paraguaio foi recebido por Requião e pelo deputado Dr. Rosinha (PT-PR), também membro da Representação Brasileira no Parlasul.

No mês que vem, os paraguaios vão eleger o presidente da República, senadores, deputados nacionais e autoridades provinciais. Depois do mal-estar provocado derrubada do presidente Fernando Lugo e da reação internacional ao golpe constitucional, os paraguaios pretendem dar uma demonstração de democracia, convidando observadores de diversos países.

O presidente do Parlasul estava acompanhado dos parlamentares paraguaios Modesto Luis Zavala Guggiari, Carlos Rotela Villalba e Roberto Campos Ortiz.

Para o senador Requião, o observatório das eleições no Paraguai é importante para recompor o MERCOSUL. “É preciso reconstruir o processo de integração e a retomada da democracia no Paraguai. O esforço do Parlasul é integrar o mais breve possível o Paraguai ao bloco”, disse o senador.

O deputado Dr. Rosinha, disse que se trata de um momento de reaproximação com os paraguaios. “A participação dos observadores é importante para a retomada do diálogo parlamentar com o Paraguai e a imediata volta do funcionamento do Parlasul”, afirmou. 

O presidente do Parlasul, encarregado de entregar o convite aos representantes brasileiros, garantiu que a ação tem objetivo de mostrar a transparência do sistema eleitoral paraguaio. “A participação dos observadores é para legitimar as eleições paraguaias com transparência, dando legalidade ao processo para que as novas autoridades possam trabalhar pela integração do bloco o mais rápido possível”, explica o parlamentar Mendoza.

O Senador Requião e o deputado Dr. Rosinha, membros da Representação Brasileira, e a delegação paraguaia foram recebidos pelo Presidente do Congresso Nacional, o senador Renan Calheiros.

O convite foi transmitido ao senador Calheiros que prometeu dar o apoio necessário para que os membros da Representação Brasileira no Parlasul participem do observatório eleitoral.

Senador Requião declarou o apoio da Representação Brasileira ao governo brasileiro no processo de integração do MERCOSUL. “Apoiamos a integração dos povos e jamais permitiremos a exclusão do Paraguai”.

Os paraguaios aproveitaram para tratar da necessidade de acelerar a aprovação das normas brasileiras para que o Brasil também realize eleições diretas para o Parlasul. Nos próximos meses, a Câmara e o Senado devem coordenar ações para a aprovação das leis que regulamentarão as eleições para o Parlasul.

Ouça também o comentário que o senador fez para as emissoras de rádio sobre a o convite dos paraguaios

Fotos: Jane Araújo e José Cruz / Agência Estado

ÁUDIO

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebe o presidente do Parlasul no Brasil, senador Roberto Requião (PMDB-PR), acompanhado de representantes do Mercosul