Não sejam levianos,não prejulguem o coquetel ajantarado de Barroso com Moro e Deltan, antes de conhecerem o cardápio. O cardápio revelará tudo!

Cerca 3 horas atrás from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasRequião tinha razão: grão convencional dá mais lucro ao agricultor

Requião tinha razão: grão convencional dá mais lucro ao agricultor

Requião tinha razão: grão convencional dá mais lucro ao agricultor


Matéria do jornal Gazeta do Povo desta quinta-feira (01) mostra que a soja convencional “voltou a ser apontada como alternativa para quem quer arrecadar mais com a produção”. O mercado já paga bônus de R$ 3,40 por saca de 60 quilos do grão convencional. O custo do cultivo das duas modalidades é praticamente o mesmo.

A produção desoja convencional foi uma das bandeiras do ex-governador Roberto Requião (PMDB/PR). O objetivo era garantir ao produtor um ganho maior com a formação de um nicho de mercado. Além disso, como ainda não há estudos sobre a segurança do consumo de alimentos transgênicos, a oposição à soja geneticamente modificada também era uma forma de garantir a saúde da população.

A Gazeta do Povoconta que o Mato Grosso está desenvolvendo o programa “Soja Livre”, que incentiva o cultivo de grãos sem modificação genética. E que a ação será implantada no Paraná. “Os produtores estão se organizando e reagindo à escassez de sementes convencionais”, disse Ivan Paghi, diretor técnico da Associação Brasileira dos Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange), para o jornal.

Segundo Paghi, apenas 25% da soja produzida hoje no Paraná é convencional. E esta produção vai receber bônus. O jornal contou a história do produtor Renato Haroldo de Geus, de Carambeí (Campos Gerais). Ele cultiva 50% de uma área de 600 hectares com sementes transgênicas e 50% com convencionais. Tem bônus de R$ 3,40 por saca de 60 quilos para os grãos livres de transgenia pago pela cooperativa Batavo.

“O bônus representa ganho de mais de 5% no preço final, um adicional comparado ao que os produtores de sementes recebem em regiões que têm clima privilegiado e colhem grãos com maior potencial de germinação”, diz a reportagem.

Embrapa – A matéria também conta que a Embrapa estáestimulando a produção de grãos convencionais. A empresa tem feito dias de campo mostrando aos produtores as oportunidades de mercado para a produção livre de transgenia.