Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasSenadores divulgam manifesto contra fechamento de fábricas de fertilizantes

Senadores divulgam manifesto contra fechamento de fábricas de fertilizantes

Os senadores Roberto Requião, Lídice da Mata, Maria do Carmo e Elber Batalha divulgaram nesta quinta-feira (22) um documento denunciando o fechamento de fábricas de fertilizantes da Petrobrás no Paraná, Bahia e Sergipe. Com isso, a agricultura brasileira vai se tornar mais dependente ainda da importação de fertilizantes nitrogenados.

Na quarta-feira, reunidos no gabinete do senador Roberto Requião,  os representantes dos três estados gravam um “face live”, denunciando  mais essa agressão à soberania nacional.

A seguir, conheça o documento em defesa da produção brasileira de fertilizantes.

DEFENDER AS FAFEN’S É DEFENDER A ECONOMIA NACIONAL, A AGRICULTURA E A PETROBRAS!

É DEFENDER O BRASIL

Os senadores e senadoras abaixo firmados vêm manifestar ao povo brasileiro o seu protesto contra a decisão anunciada pela diretoria da Petrobras de fechar unidades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados, a FAFEN, na Bahia, Sergipe e Paraná.

Os fertilizantes são insumos essenciais à produção agrícola, sendo necessário tratar sua produção como questão de Segurança Nacional. A anunciada venda e desativação das fábricas de fertilizantes nitrogenados na Bahia, Sergipe e Paraná, parte do plano de desmonte da Petrobras que a atual diretoria denomina eufemisticamente de “plano de desinvestimentos”, coloca em risco a nossa agricultura e a nossa soberania, uma vez que a produção agrícola passará a depender totalmente da importação de fertilizantes. A dependência da importação de fertilizantes nitrogenados, que hoje é de 70%, será absoluta. Uma completa irresponsabilidade.

BAHIA

Primeira fábrica do Polo Petroquímico de Camaçari, a FAFEN é conhecida como a “semente do Polo”. Ela foi a primeira indústria de ureia do Brasil e teve suas operações iniciadas em 1971. A fábrica é responsável pela produção de 474 mil toneladas/ ano de ureia, 474 mil toneladas/ ano de amônia e 60 mil toneladas/ ano de gás carbônico, tendo os dois primeiros, importância fundamental no desenvolvimento da agrícola e da pecuária do Brasil. A unidade conta atualmente com 275 empregados próprios.

Com a paralisação das atividades da FAFEN-BA, 700 postos diretos de trabalho serão fechados e haverá impactos a toda cadeia produtiva do setor, o que pode aumentar esse número, levando ao fechamento de outras fábricas que dependem desse produto.

SERGIPE

A fábrica de Sergipe entrou em operação em 6 de outubro de 1982 e marcou um novo ciclo do desenvolvimento no estado, com a construção da adutora do Rio São Francisco, a ampliação da rede de energia elétrica, a revitalização da ferrovia que liga Sergipe à Bahia e ainda com a instalação do Terminal Portuário Ignácio Barbosa, em Barra dos Coqueiros, a 36 quilômetros   de Aracaju. Ocupando uma área de 1 km², a fábrica produz amônia, uréia fertilizante, uréia pecuária, uréia industrial, ácido nítrico, hidrogênio e gás carbônico. Desde 2014, a Fafen-SE  conta com uma planta de produção de sulfato de amônio com capacidade para produzir até 303 mil toneladas/ ano, o que equivale 80% da importação da região Nordeste de 2014.O sulfato de amônio contém nitrogênio na composição e também é excelente fonte de enxofre, muito utilizado no cultivo de milho, cana-de-açúcar e algodão.

PARANÁ

No último dia 11 de setembro de 2017, a Petrobras anunciou o processo de venda da unidade de fertilizantes da Araucária Nitrogenados, em Araucária, e da FAFEN-MS em Três Lagoas. Segundo a Petrobras, o processo está alinhado aos direcionadores do Tribunal de Contas da União (TCU). Mas será um procedimento isento?

A Araucária Nitrogenados, antiga Ultrafértil, voltou ao sistema Petrobras em 2013, após 20 anos na iniciativa privada. Sua privatização em 1993 já foi extremamente controversa, e no período que passou pelas mãos de Fertipar, Fertifos, Cargill, Bunge e Vale Fertilizantes, nenhum investimento foi feito para aumentar a oferta de fertilizantes para a sociedade brasileira. Ao contrário, apenas precarizaram a unidade que era praticamente nova e com um grande corpo técnico operacional.

Em 2013, a Petrobras pagou o equivalente a US$ 234 milhões (em troca de ativos) para a VALE pela Araucária Nitrogenados. A Petrobras investiu outros milhões de reais em manutenção e teve excelentes resultados operacionais em 2014 e 2015. Foi a fábrica de fertilizantes nitrogenados (FAFEN) que teve melhores resultados nestes anos (existem as unidades de SE e BA).

Coincidentemente ou não, em 2016, com a turbulência política em curso e se acirrando, os resultados da unidade de Araucária foram se degradando e a unidade com frequência parava por problemas de manutenção. Após o golpe e a assunção de “Pedro Prada Parente” à presidência de Petrobras, a unidade só piorou de vez seus resultados. Chegando ao recorde de tempo parado e a menor produção de sua história. Coincidência? Incompetência gerencial? Sabotagem? Locaute?

Tivemos também uma séria denúncia por parte de um trabalhador da área comercial sobre práticas questionáveis e deliberadas por parte da empresa que fizeram que a Araucária Nitrogenados perdesse diversos cliente e deixasse de oferecer seus produtos no mercado. Diante de tudo isso, o Sindiquímica-PR fez, no dia 06/09/2017, uma denúncia no Ministério Público de Trabalho (MPT-PR) que de pronto encaminhou para que o Ministério Público Federal (MPF) e a polícia Federal (PF) investigassem o que acontece na Araucária Nitrogenados.

Mais uma vez, coincidentemente ou não, a Petrobras anuncia o processo de venda das unidades cinco dias após a denúncia. O agravante: Segundo a direção da Araucária Nitrogenados, após novo processo de desvalorização (impairment) acontecido em julho de 2017, a Unidade de Fertilizantes da Araucária Nitrogenados vale contabilmente ZERO REAIS! Isso mesmo. R$ 0,00 ! Em resumo irá de brinde com a Unidade do MS que está 80% concluída. Como uma empresa não vale nada ???

Um absurdo! Um atentado contra o interesse público e a soberania nacional!

No Brasil a demanda por fertilizantes, acompanhando o crescimento de nossa agricultura, é crescente. Entre 2003 e 2012, o consumo de fertilizantes passou de 22,8 milhões de toneladas para 29,6 milhões, o que configurou crescimento de 30% no período. O agronegócio é responsável por quase um quarto do PIB nacional. De acordo com a previsão da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre 2010 e 2020, somente no Brasil, a produção de alimentos crescerá 40%.

Importamos 90% dos fertilizantes potássicos, cerca de 50% dos fosfatados e 70% dos nitrogenados. Soberania na agricultura é uma questão de sobrevivência, e países com visão estratégica não abrem mão disso. Com o encerramento das atividades das Fafen’s Bahia e Sergipe, o abastecimento do mercado de ureia fertilizante será feito aumentando ainda mais as importações- o que impacta na forma produtiva das companhias misturadoras de adubo.

A Petrobras informou que realizará investimentos no Porto de Aratu de forma viabilizar a importação de amônia e o atendimento ao Polo Petroquímico de Camaçari. Para gás carbônico, há alternativas de suprimento no próprio Polo Petroquímico de Camaçari que serão discutidas com os clientes, segundo a companhia.

Ao contrário das gestões dos ex-presidentes de Lula e Dilma, quando foi colocado em prática um plano de expansão dos negócios de fertilizantes no Brasil, o atual governo foca no retorno de curto prazo dos ativos da Petrobras.

Os governos anteriores iniciaram novo projetos de FAFEN’s em Minas Gerais e no Mato Grosso do Sul e, coma entrada em operação dessas duas novas plantas, a participação das importações no mercado nacional de fertilizantes nitrogenados cairia de mais de 70% para cerca de 5% já nesse ano de 2018.

O Brasil passaria a ser praticamente autossuficiente na produção desses insumos e com perspectiva de se tornar a maior produtor mundial de alimentos. Estudava-se ainda a instalação de uma FAFEN em Linhares, no Espírito Santo, que ampliaria a oferta nacional de nitrogenados.

A construção de novas fábricas de fertilizantes também tinha função estratégica de monetizar o gás natural, em expansão de produção por conta das novas descobertas de petróleo no país. Criava-se, a partir da Petrobras, um projeto nacional de desenvolvimento.

Existe toda uma cadeia produtiva de fornecedores e de tributos estaduais e municipais que se dissiparão, aumentando ainda mais a já grave crise de desemprego e arrecadação de tributos de nosso sofrido nordeste.

O impacto inevitável em nossas importações também agravará nosso balanço de pagamentos, com novos efeitos negativos sobre o equilíbrio e a sustentabilidade de nossa economia nacional. A iniciativa faz parte do processo de saída integral da produção de fertilizantes, conforme anunciado pela PETROBRAS em setembro de 2016. “A hibernação da Fábrica de Fertilizantes da Bahia é parte do nosso esforço para focar os investimentos da Petrobras em ativos que tenham menor risco e tragam mais retorno para a companhia. Nosso planejamento estratégico concentra investimentos na produção de óleo e gás no Brasil, incluindo os investimentos para aumento da produção nos campos do Nordeste”, destacou, em nota, Jorge Celestino, diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras.

Nós já assistimos a esse filme antes. Os personagens são os mesmos. O senhor Pedro Parente aplica a mesma receita praticada no passado, nas privatizações do governo FHC. Em nome de aumentar a eficiência da PETROBRAS, trata-se na verdade de enxugá-la, preparando-a para ser entregue a preço de banana, às mesmas empresas a que assistimos se apropriarem com incentivos fiscais do nosso Pré-sal.

O Brasil não assistirá calado mais esse crime contra a nossa soberania!

Entreguistas não passarão!

Roberto Requião, senador do Paraná

Lídice da Mata, senadora do Bahia

Maria do Carmo, senadora do Sergipe

Elber Batalha, senador do Sergipe