Trabalho

Agências do Trabalhador
Nas 252 Agências do Trabalhador do Paraná, o usuário do Sistema Nacional de Empregos (Sine) tem acesso à intermediação de mão-de-obra, cadastro para habilitação no benefício de seguro-desemprego e inscrições para cursos de qualificação profissional. Utilizando o software SIMO Internet, desenvolvido em parceria entre a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (Setp) e a Companhia Paranaense de Informática (Celepar), é possível fazer o cadastro on line e reservar vagas de emprego sem sair de casa. Quem não tem acesso à internet pode usar os Telecentros, que ficam dentro das Agências e são gratuitos para o público, ou os terminais de autoatendimento, máquinas semelhantes aos caixas eletrônicos dos bancos e que permitem alteração cadastral, pesquisa e reserva de vagas disponíveis.

Economia Solidária
costurandoliberdade2
A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (Setp) coordena o Programa Paranaense de Economia Solidária. O objetivo é investir em formas alternativas de geração de emprego e renda para superar a pobreza e a desigualdade social. As ações do programa destinam-se à capacitação e ao apoio de organizações de trabalhadores baseadas em cooperativas, associações, redes de cooperação e empresas auto-gestionadas, que realizam atividades de produção de bens e serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

 

Empregos Formais
Uma série de medidas adotadas desde 2003, como a reforma tributária, investimentos em infra-estrutura e incentivo à agricultura familiar, proporcionou ao Paraná um recorde na abertura de postos de trabalho com carteira assinada. Abaixo, tabela comparativa baseada nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego:

 

Geração de empregos no Paraná

ANO – TOTAL

1995 – 25.327
1996 – 32.805
1997 – 7.463
1998 – 35.657
1999 -16.549
2000 – 28.143
2001 – 53.857
2002 – 58.857
Saldo do período: 37.882 empregos

2003 – 62.370
2004 – 122.648
2005 – 72.374
2006 – 86.396
2007 – 122.361
2008 – 110.903
2009 – 69.084
2010 – 154.014
Saldo do período: 800.150 empregos


Extensão Tecnológica Empresarial
Lançado em novembro de 2008 pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), visa contribuir para a diminuição das desigualdades regionais, por meio da geração de empregos e aumento de renda, seja com a organização de novos empreendimentos, seja com a inovação e atualização tecnológica dos empreendimentos existentes. Presente em 196 municípios paranaenses mobilizou 850 participantes.

Mutirão do Emprego
Em 2008, a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social criou, junto com as Agências do Trabalhador, os Mutirões do Emprego. Em dias específicos são realizados encontros entre trabalhadores e empregadores para entrevistas de admissão. O objetivo é preencher as vagas ociosas em alguns setores de atividade, ajudando empresários que buscam mão-de-obra com urgência e pessoas que procuram por emprego.

Plano Setorial de Qualificação Profissional
O Paraná é o único Estado do Brasil em que as aulas do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ) da Construção Civil para os beneficiários do programa Bolsa Família acontecem na capital e no interior. Ao todo, moradores de 34 cidades paranaenses participam dos cursos de pintor, azulejista, encanador, carpinteiro, mestre de obras, desenhista, eletricista, operador de trator, gesseiro, auxiliar de escritório e almoxarife.

Postos do Trabalhador nos Sindicatos
Desde setembro de 2008, os paranaenses têm acesso aos serviços das Agências do Trabalhador diretamente nos sindicatos ao qual estão vinculados. Os postos avançados da Agência garantem maior comodidade aos candidatos que buscam uma vaga de emprego. Os funcionários e atendentes são do próprio sindicato, treinados pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (Setp). Atualmente, oito sindicatos contam com a estrutura.

Residência Técnica
Programa do Governo do Paraná voltado para profissionais recém-formados nas áreas de engenharia civil e arquitetura, que ainda não tiveram a chance de exercer o primeiro emprego técnico em sua área de formação – um convênio entre a Universidade Federal do Paraná e a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). Durante dois anos, 60 residentes técnicos, selecionados por meio de processo seletivo, participam do Curso de Especialização em Construção de Obras Públicas, oferecido pela UFPR em parceria com as universidades estaduais, e desenvolvem atividades práticas na sede e nos 14 escritórios regionais da Seop, em todo Paraná.

Teleconsulta Trabalhista
Criado em 1993, no primeiro mandato de Roberto Requião, o programa Teleconsulta Trabalhista foi ampliado em 2004 para atender empregados e empregadores do Paraná e de todo o Brasil. O serviço é gratuito e presta consultoria jurídica na área de direito trabalhista. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, das 8hs às 18hs, pelo telefone 0800 410141, pelo email [email protected] ou pessoalmente, na Agência do Trabalhador Central de Curitiba.

Vagas de emprego no celular
Os candidatos inscritos nas Agências do Trabalhador do Paraná podem receber ofertas de emprego por mensagens SMS via telefone celular. Desde 2008, todas as 252 unidades de atendimento no Estado oferecem o serviço. Para receber os avisos, que contêm a descrição da vaga disponível e o número de controle, basta solicitar ao atendente e autorizar o envio das mensagens.