Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasCE debate projeto que limita mandato de dirigente esportivo

CE debate projeto que limita mandato de dirigente esportivo

CE debate projeto que limita mandato de dirigente esportivo
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte, presidida pelo senador Roberto Requião , realizou nesta quarta-feira (28) audiência pública para debater  o projeto do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) que limita os mandatos dos dirigentes esportivos. Na audiência, prevendo resistência dos “cartolas” à sua proposta, Cunha Lima   pediu a mobilização permanente de atletas, parlamentares e dirigentes favoráveis para viabilizar a aprovação dos projetos no Congresso. Ele observou que seu projeto propõe uma regra de transição para garantir que os atuais dirigentes possam concluir seus mandatos.
A intenção nossa não é personalizar. Não estamos aqui tentando atingir fulano ou beltrano. Queremos tentar começar a construção de um novo modelo para que o país possa avançar – disse o senador.
Além de permitir apenas uma reeleição para esses cargos e restringir a quatro anos a duração máxima dos mandatos de cartolas no comando das entidades esportivas, a proposta do senador paraibano proíbe a nomeação de parentes para ocuparem funções nas instituições.
Ausência
A ausência do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Carlos Arthur Nuzman, à audiência pode ser um indício disso, conforme apontaram o jornalista esportivo José Cruz e o deputado Romário (PSB-RJ). Por meio de ofício encaminhado ao colegiado, Nuzman alegou que não participaria do debate em função de compromissos da entidade no exterior. O COB também recusou enviar um representante, alegando que o assunto deve ser tratado pelo próprio presidente da instituição. Nuzman foi eleito em outubro para o quinto mandato consecutivo à frente do comitê.
Não é saudável para o esporte brasileiro o Senado Federal promover um debate dessa importância e não ter um representante do COB. O presidente Nuzman é devedor desta comissão. Na última vez que aqui esteve, ausentou-se do debate, deixando um grande constrangimento – lembrou Cruz.
Participaram da audiência Andrew Parsons, presidente do Comitê  Paraolímpico Brasileiro; Ana Moser. Presidente da ONG Atletas pela Cidadania; e o jornalista José Cruz, especialista em políticas de esporte.
Estiveram ainda presente à reunião a ex-jogadora de basquete Hortência Macari, o ex-jogador  de futebol Raí de Oliveira, diretor da  ONG Atletas pela Cidadania,  o ex-jogador e deputado Romário , Carmem de Oliveira, da ONG Atletas pela Cidadania e o piloto Luiz Garcia Júnior.
Com Agência Senado