Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaCE quer contrataçãode estagiários sem apadrinhamento

CE quer contrataçãode estagiários sem apadrinhamento

CE quer contrataçãode estagiários sem apadrinhamento


A Comissão de Educação, presidida pelo senador Roberto Requião, aprovou nesta terça-feira, 16, proposta da senadora Marinor Brito (PSOL-PA) obrigando a administração pública federal, estadual e municipal a contratar estagiários por seleção de provas. Antes de ser encaminhada à Câmara dos Deputados, a proposta será votada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Segundo a senadora, hoje, a contratação de estagiários não tem regras claras, o que permite práticas clientelistas e indicações pessoais, sem que se leve em conta o mérito do candidato à vaga. O relator do projeto, senador João Alberto (PMDB-MA), argumentou que a proposta de Marinor Brito é vantajosa também do ponto de vista da educação ao privilegiar o esforço individual e a capacidade do candidato.
A contratação dos estagiários será feita por seleção pública de provas, amplamente convocada por edital e deverá ser adotada pela administração pública direta, autarquias e fundações do Executivo, Legislativo e Judiciário, inclusive dos estados e municípios. Assim, a Lei do Estágio, hoje vigente, passa a exigir seleção prévia.
Homenagem a Abdias
A CE aprovou também proposta do senador Paulo Paim (PT-RS), dando o nome de “Senador Abdias do Nascimento” à sala da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. A homenagem foi reforçada pelo senador Roberto Requião, que lembrou a convivência com Abdias no Congresso, sua atuação como parlamentar e intelectual e suas posições em defesa dos interesses nacionais e populares . Segundo Paim, Abdias, juntamente com Zumbi dos Palmares e o marinheiro João Cândido, é uma referência da luta dos negros no Brasil.
Apoio aos Museus
A Comissão de Educação aprovou ainda requerimento do senador Roberto Requião de apoio à campanha do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério de Cultura, destinada a incentivar ações de fomento ao setor museológico e por em evidência o tema dos museus no Senado.
Segundo Requião, o Ibram quer sensibilizar o Parlamento a respeito de suas demandas e tornar mais presente o tema nos debates promovidos pelo Senado Federal, “de forma a contribuir para a consolidação de políticas voltadas à preservação da história, da memória e da cultura brasileiras”.
A parceria entre o Ibram e a Comissão de Educação e Cultura do Senado vai se expressar na utilização do nome logomarca da CE nos materiais gráficos produzidos pelo Instituto.
Audiências públicas
Por requerimento do senador Inácio Arruda (PCdB-CE), a Comissão vai promover audiência pública para discutir o financiamento da educação pública brasileira. As propostas de referência para o debate são a destinação de 10 por cento do PIB e de 50 por cento dos recursos do Fundo Social do Pré Sal para o setor. Participarão do debate dirigentes estudantis da UNE e UBES, especialistas em educação pública e dirigentes sindicais, além do deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), relator do 
Plano Nacional de Educação na Copmissão Especial da Câmara dos Deputados.
Já por requerimento do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), vive-presidente de da CE, a Comissão vai realizar uma audiência pública para debater os motivos do não reconhecimento dos cursos de Serviço Social, feitos na modalidade de Educação à Distância, pelo conselho nacional da categoria.
Nesta quarta-feira, 17, a CE realiza uma audiência pública para discutir “os recurso financeiros destinados à educação nos anos de 2009 a 2010”, por requerimento do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
Por fim, a CE votou por unanimidade a indicação do senador Paulo Bauer para representá-la no Conselho Nac ional de Política Cultural, tendo como suplente a senador Lídice da Matta (PSB-BA).