Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaComissão de Educação homenageia vencedores de Olimpíada do Ensino Técnico

Comissão de Educação homenageia vencedores de Olimpíada do Ensino Técnico

Comissão de Educação homenageia vencedores de Olimpíada do Ensino Técnico

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realizou, nesta quarta-feira (7), reunião especial de homenagem aos estudantes brasileiros que participaram da 41ª WorldSkills, a Olimpíada do Ensino Técnico, realizada em Londres, em outubro. O Brasil conquistou o segundo lugar geral, superado apenas pela Coreia. O país foi representado por uma equipe de 28 estudantes das escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A homenagem foi proposta pelos senadores Roberto Requião, que preside a CE, Armando Monteiro (PTB-PE) e Cristovam Buarque (PDT-DF). A convite da Confederação Nacional da Indústria. CNI, o senador Requião participou da premiação dos estu8dants brasileiros, na Inglaterra.
Das 46 atividades profissionais em disputa, o Brasil concorreu em 25, com o saldo de seis medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. A equipe ganhou ainda dez certificados de excelência pelo desempenho nos quatro dias de provas. Em competições que simulam o dia a dia do trabalho nas diferentes áreas, os alunos são desafiados a realizar tarefas no prazo estipulado, dentro de padrões internacionais de qualidade.
Valor do ensino técnico
Requião enviou congratulações aos estudantes por intermédio do vice-presidente da CE, senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que coordenou os trabalhos. Quinze senadores participaram do evento, dirigindo elogios aos alunos, todos com idade entre 19 e 22 anos. Quase todos destacaram ainda a importância do ensino profissionalizante para o país.
– O papel de vocês é fundamental para disseminar o valor do ensino técnico. Assim poderemos ter mais jovens percebendo que podem conquistar espaços e dar sua contribuição à família e ao país optando pelo ensino profissionalizante, muitas vezes com salários muito melhores em comparação com os que têm diploma universitário – destacou Cristovam Buarque.
Participantes
A mesa do evento foi composta pelo australiano Jack Dusseldorf, que presidiu a WorldSkills Internacional até o encerramento das Olimpíadas em Londres; o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, representando o Senai; e Shirley Moraes, chefe de Programas Educacionais da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), como representante do Senac. Estava ainda o representante dos alunos, Natã Miccael Barbosa, medalhista de ouro em Design; e o astronauta brasileiro Marcos Pontes, que é embaixador da WorldSkills.
O presidente da CNI destacou que o Brasil, representado pelo Senai, é filiado à WorldSkills há 30 anos. Ele disse que, nos últimos dez anos, o país sempre esteve entre os cinco melhores em desempenho. Destacou que a segunda colocação, agora obtida, é um resultado "excepcional" considerando que a disputa contou com a participação de mais de 50 países e quase mil estudantes.
– Estou certo de que a alta qualidade da competição, bem como a relevância dos resultados alcançados, constitui a principal razão desta prestigiosa homenagem – considerou.
Natã Barbosa, pelos estudantes, destacou a gratidão de todos pela qualidade da formação obtida nas escolas do Senai e do Senac. Conforme salientou, o resultado obtido em Londres resultou do esforço de ampla equipe, que inclui professores, gerentes e diretores, entre outros. Salientou que a dedicação de cada um tornou possível trazer as medalhas e certificados para o país.
– A conquista não foi individual e a gente agradece de todo o coração a oportunidade – disse o estudante.
Com Gorette Brandão / Agência Senado

Foto: Márcia Kalume / Agência Senado