Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaComissão de Educação quer alimentos saudáveis nas escolas

Comissão de Educação quer alimentos saudáveis nas escolas

Comissão de Educação quer alimentos saudáveis nas escolas

A Comissão de Educação, presidida pelo senador Roberto Requião, aprovou nesta terça-feira, 30, projeto do ex-senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) fixando diretrizes para que escolas públicas e privadas ofereçam alimentos saudáveis para os seus alunos. A idéia de Zambiasi é restringir o consumo de lanches com alto teor de gordura, açúcar e sal, substituindo-os por frutas, legumes e verduras.
Relatado pela senadora Maria do Carmo (DEM-SE), o projeto dá força de lei a portarias dos Ministérios da Educação e da Saúde que já orientavam as escolas a adotarem uma alimentação saudável. Para tanto, o projeto do ex-senador gaúcho faz três recomendações: preservação de hábitos alimentares regionais e nacionais; incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras produzidas em hortas das escolas; e restrição ao fornecimento de salgadinhos, doces e frituras.
Em seu relatório, Maria do Carmo referiu-se a pesquisas feitas recentemente nos Estados Unidos identificando a alimentação nas escolas como fator de risco para obesidade infantil. Dessa forma, alimentação escolar transforma-se em um problema de saúde pública.
A senadora aceitou emenda do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que cria rótulos em cores diferenciadas, nas embalagens dos alimentos, para que o consumidor possa avaliar o grau de comprometimento do produto para a saúde. Segundo o senador, hoje, ao ler um rótulo é impossível saber a relação do alimento coma saúde. “Com as cores, os alimentos passam a ter uma marca para resumir a composição”, acredita ele.
Agora, o projeto vai para votação na Câmara dos Deputados.
Hino Nacional
A Comissão aprovou ainda projeto de lei do senador Cristovam Buarque, relatado e emendado pela senadora Ana Amélia (PP-RS), tornando obrigatória a execução do Hino Nacional na abertura de todas as competições esportivas organizadas por entidades do chamado Sistema Nacional de Desporto, incluindo-se aí os Comitês Olímpicos e Paraolímpico, as confederações, federações e clubes esportivos.
Autor e relatora justificaram a proposta afirmando que a execução do hino, nessas ocasiões, valoriza o sentimento de nacionalidade. Caso não haja recursos, o projeto vai à aprovação da Câmara.
Homenagens
A CE aprovou também projeto de lei do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), relatado pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO), dando ao município de São Carlos (SP) o título de Capital Nacional da Tecnologia. Já o projeto do deputado Inocêncio de Oliveira (PR-PE), relatado pelo senador Wellington Dias (PT-PI), denomina Rodovia Joaquim Pinto Lapa trecho da rodovia BR-408, em Pernambuco.
Foi também aprovado projeto da Presidência da República inscrevendo o nome do Barão do Rio Branco no Livro dos Heróis da Pátria. O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), foi o relator.
Por fim, a Comissão aprovou requerimento da senadora Ana Rita (PT-ES) propondo a realização de um seminário, em conjunto com a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, para debater as propostas de alteração da lei de direitos autorais.

Fotos: Geraldo Magela / Agência Senado