Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasCRE aprova relatório de Requião que cria armazém da Bolívia em Paranaguá

CRE aprova relatório de Requião que cria armazém da Bolívia em Paranaguá

19075627924_a0b1d921e9_z

A Comissão de Relações Exteriores aprovou nesta terça-feira (14) relatório do senador Roberto Requião que permite o estabelecimento de um Depósito Franco da Bolívia no porto de Paranaguá. O acordo entre o Brasil e a Bolívia para a implantação do armazém foi celebrado em 1990; em 2007 foi aprovado na Câmara dos Deputados e só agora encaminhado para a aprovação no Senado.

Em seu relatório, Requião lembra que a Bolívia não possui acesso ao mar, o que a impede de exercer, com domínio pleno, as atividades de exportação e importação pela via marítima, que são o principal modal para aqueles países cuja economia depende fortemente do comércio de recursos naturais.

Afirma ainda o senador: “A Bolívia, com quem possuímos extensa fronteira, é país irmão, com quem compartilhamos muitos valores, além da busca pela emancipação econômica e política de nossos povos, por tantos séculos colonizados e impedidos de exercer sua soberania. Destarte, o suporte de um país como o Brasil, detentor de um imenso litoral e de uma formidável infraestrutura portuária para o vizinho mediterrâneo não é mais que uma questão de justiça e solidariedade, além de que não incorrerá em cessão ou prejuízos de direitos brasileiros”.

Requião lembra também em seu relatório contrato similar já existente entre o Brasil e o Paraguai, assinado em 1987.

Na mesma sessão, a CRE aprovou relatório de Requião que acata a indicação do diplomata Miguel Júnior França Chaves de Magalhães para a embaixada do Brasil no Iraque.

Na sequência vídeo e texto do relatório de Requião aprovando instalação de armazéns da Bolívia no porto de Paranaguá.

Clique no arquivo abaixo em formato .PDF

PDC223DE2015-AprovaconveniocomaBolivaparaquetenhaDepositoFrancoemParanagua