Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaEscola pública pode receber recursos de Lei de Incentivo ao Esporte

Escola pública pode receber recursos de Lei de Incentivo ao Esporte

Escola pública pode receber recursos de Lei de Incentivo ao Esporte

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, presidida pelo senador Roberto Requião aprovou nesta terça-feira, 10, projeto de autoria da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) abrindo também às atividades esportivas das escolas públicas a possibilidade de receberem recursos da Lei de Incentivo ao Esporte. As escolas em comunidades sob “vulnerabilidade social”, terão prioridade na distribuição dos incentivos.
A senadora Marisa Serrano disse que o seu projeto poderá contribuir com a revelação e formação de atletas olímpicos e para-olímpicos, competições que o Brasil abrigará em breve. Para o senador Cristovão Buarque (PDT-DF), o projeto vai dar às escolas públicas condições de complementar sua tarefa, que não é apenas “cuidar do espírito”.
A CE aprovou ainda parecer favorável a projeto da ex-senadora Patrícia Saboya que reduz a tributação sobre as atividades de creches e pré-escolas. O projeto modifica a tributação das microempresas, o Simples Nacional, para favorecer a educação infantil.

Pastoral da Criança

Em decisão terminativa, a Comissão aprovou projeto do ex-senador Flávio Arns conferindo ao município paranaense de Florestópolis o título de “Município-Berço da Pastoral da Criança”, já que foi lá que a médica Zilda Arns lançou o programa que agora atende o Brasil e vários países em desenvolvimento, em todo o mundo.
A Comissão de Educação aprovou também projeto do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) proibindo que bens públicos da União recebam nomes de pessoas que se notabilizaram pela exploração de mão-de-obra escrava.

Merenda Escolar

A senadora Marisa Serrano apresentou à CE três requerimentos, pedindo esclarecimentos a denuncias de irregularidades no programa de merenda escolar. O primeiro requerimento é dirigido ao Ministério da Educação e pede informações sobre o número de municípios atendidos, recursos repassados e previsão do programa para 2011. O segundo requerimento é endereçado à Controladoria Geral da União e pede informações sobre as auditorias feitas na distribuição de merenda escolar. O terceiro requerimento pede ao Tribunal de Contas da União que faça um a auditoria no programa de merenda escolar.

Audiência Pública

Nesta quarta-feira, 11, a Comissão de Educação faz audiência pública para discutir o ensino técnico profissionalizante. Esta audiência insere-se na programação de debates da CE sobre o Plano Nacional de Educação e foi sugerida pelos senadores Cristovam Buarque (PDT_DF), Ana Amélia (PP-RSD), Marisa Serrano (PSDB-MS), Kátia Abreru (DEM-GO), Marinos Brito (PSOL-PA).
Vão ser ouvidos Eliezer Moreira Pacheco, secretário de Educação Profissional do MEC, Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional das Indústrias, Daniel Kluppel Carrara, secretário executivo do Serviço Nacional de Aprendizado Rural, Maria Nilene Badeca da Costa, presidente do Conselho N acional dos Secretários de Educação, Francisco Aparecido Cordão, presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, e Anna Beatriz Waehneldt, diretora de Educação Profissional do SENAC.