Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasEuroLat: Requião defende América Latina solidária, não submissa a interesses alheios ao Mercosul

EuroLat: Requião defende América Latina solidária, não submissa a interesses alheios ao Mercosul

req_sorrindo_siteSantiago, Chile: O senador Roberto Requião, presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), defende que o MERCOSUL e toda a América Latina não devem se submeter à atual proposta de acordo com a União Européia. Ele participou, em Santiago, Chile, da  Assembléia Parlamentar Euro-Latino Americana (Eurolat), realizada  de 23 a 25 de janeiro. Para o presidente da Representação Brasileira, os europeus querem apenas exportar produtos para a América Latina, além de pedirem facilidades para a migração de europeus desempregados para a região.
“A Europa insiste em manter sua hegemonia, a segurança jurídica dos contratos, manter os países da América do Sul na condição de produtores de matéria prima barata… eles querem uma saída para a  enorme crise e a saída deles se resume a exportar para nós, não querem importar nossos manufaturados…E neste momento querem exportar o desemprego também. Querem facilidades para imigração para o Brasil, Argentina, para os países da América do Sul”, alerta o senador Requião.
Ele aponta a contradição do  posicionamento europeu é contraditório:   “Como eles não querem importar mais nada e querem exportar, chegamos a um impasse. Se todos tomam a mesma posição isso vai levar ao nada, é uma conta zero”, explica. 
O senador defende uma proposta solidária, que beneficie a todos os blocos de modo imparcial. “Temos que defender nossos interesses e estamos dispostos a ajudar a Europa numa proposta solidária, que ajude a todos nós… Solidários nós somos, submissos nunca mais”, conclui Requião.
Para o senador Roberto Requião, é preciso “um projeto integrado de desenvolvimento dos nossos países, e esse projeto não passa pela submissão à Europa – que está vivendo dificuldades terríveis nesse momento”.
A seguir, entrevista com o senador Roberto Requião, em Santiago do Chile

VÍDEO YOUTUBE