Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaFIEP recusa convite de Beto para integrar Comitê de ICMS

FIEP recusa convite de Beto para integrar Comitê de ICMS

FIEP recusa convite de Beto para integrar Comitê de ICMS
O presidente da Federação das Indústrias do Paraná, FIEP, Rodrigo Rocha Loures, mandou ofício ao governador Beto Richa declinando convite, por considerá-lo “inadequado”, para que a entidade fizesse parte do Comitê de Análise do programa “Paraná Competitivo”.
Datado de seis de abril, o ofício do presidente da FIEP critica as mudanças que o programa “Paraná Competitivo-ICMS” introduziu para a concessão de incentivos a empresas interessadas em se instalarem no Paraná. Segundo Rodrigo Rocha Loures, além de abandonar os critérios objetivos anteriormente fixados, o programa de Beto Richa cria ainda “desnecessária burocracia” para o exame dos pedidos de enquadramento.
O presidente da FIEP lembra que, antes, os pedidos das empresas eram analisados “tão só pelo corpo técnico da Secretaria de Estado da Fazenda, pois, em última instância, o que interessa ao erário é o incremento do imposto estadual advindo dos investimentos em plantas industriais, bem assim o efeito-renda que destes decorrem”.
Agora, pelo novo programa, os projetos industriais passarão por crivo de um “Comitê de Análise” que, por sua vez, estrutura-se em três níveis (decisório, operacional e consultivo), criando instâncias burocráticas desnecessárias, além de colocar em risco “aspectos confidenciais e sigilosos inerentes a qualquer projeto industrial”, afirma Rocha Loures.
Segundo ainda o presidente das FIEP, “o inusitado” do programa é que a supressão das condições objetivas (prazos de postergação do recolhimento do ICMS e proporção a postergar) “torna inviável o cálculo econômico do seu impacto no plano de negócios e sua necessária comparação com os custos de oportunidade de ele4ger localizações alternativas”.
Por isso tudo, Rodrigo Rocha Loures recusou o convite para que a FIEP fize4sse parte do nível “consultivo” do Comitê de Análise do programa “Paraná Competitivo”.
Veja a seguir a reprodução do ofício do presidente da FIEP ao governador Beto Richa.