Página IncialArtigos e discursosJuventude do PMDB divulga Carta de Paranavaí

Juventude do PMDB divulga Carta de Paranavaí

Juventude do PMDB divulga “Carta de Paranavaí”
A Juventude do PMDB do Paraná realizou no último dia 03 seu primeiro Congresso Estadual, em Paranavaí. O encontro reuniu lideranças de dezenas de municípios paranaenses e resultou na “Carta de Paranavaí”, que relembra avanços obtidos no Estado durante a gestão de Roberto Requião e se opõe à administração atual.
O documento também defende o fortalecimento dos movimentos sociais e candidaturas próprias nos principais colégios eleitorais do Estado. “Não aceitaremos alianças que privilegiam os interesses pessoais deste ou daquele companheiro. Em primeiro lugar os interesses do povo”, diz trecho do manifesto.
Abaixo a íntegra do documento:
Carta de Paranavaí
O PMDB é o maior partido do Paraná e do Brasil. Nossa historia é de lutas e vitórias em defesa do nosso estado e do nosso país, mas sabemos que há muito ainda para fazer. Avançar é preciso!
No plano nacional estamos alinhados com o projeto de desenvolvimento do governo Dilma/Temer. Apoiamos a diretriz de desenvolvimento através da inclusão social e geração de oportunidades. Apoiamos esta gestão, mas não concordamos com a política de juros do banco central que privilegia a especulação em detrimento do trabalho.
Apoiamos o desenvolvimento, corte de verbas em áreas estratégicas é um recuo desnecessário, que mostra que estamos cedendo aos interesses do capital especulativo. O Brasil pode e deve crescer apostando em investimentos estratégicos e geração de oportunidades.
No plano estadual a JPMDB se posiciona a favor do desenvolvimento do estado. Os governos do PMDB, em especial o governo Requião, promoveram o desenvolvimento com foco na população mais pobre.
A atual gestão estadual é a antítese do projeto do PMDB. Esta gestão esta marcada pelo desnecessário Tarifaço do Detran, pelo aumento absurdo de ate 100% do salário dos cargos comissionados e pelo aumento das tarifas da SANEPAR e pela violência policial abusiva contra a juventude. As obras inauguradas até agora pelo atual governo do estado são frutos do trabalho da gestão do PMDB. A oposição a este governo é o melhor caminho para o PMDB reafirmar sua identidade.
Nos, jovens do PMDB, convocamos a juventude brasileira, em especial a juventude do Paraná, a juntar-se a nós na defesa dos movimentos sociais brasileiros. Fortalecer os movimentos sociais é fortalecer a democracia participativa, a formação de novos quadros políticos e também o controle social. Movimentos sociais como o movimento estudantil, feminino e comunitário são vitais para o desenvolvimento da democracia brasileira.
Para isso o PMDB do Paraná deve fortalecer candidaturas próprias nos principais colégios eleitorais do estado para divulgar o seu projeto de desenvolvimento, projeto que tem como diretriz a opção preferencial pelos pobres e pelos jovens, como está escrito na Carta dos Bispos de Puebla.
Nós da JPMDB defendemos alianças com partidos progressistas que venham a somar no projeto de desenvolvimento do estado. Não aceitaremos alianças que privilegiam os interesses pessoais deste ou daquele companheiro. Em primeiro lugar os interesses do povo.
Defendemos os interesses do povo e por este motivo defendemos a CPI da Privataria Tucana. O Brasil e o Paraná foram lesados neste processo é preciso responsabilizar os culpados.
A JPMDB quer um novo pacto federativo. Somos um partido municipalista queremos que os recursos públicos privilegiem nossos municípios.
O PMDB precisa reafirmar suas bandeiras e sua identidade, fortalecer os seus núcleos e o seu dialogo com a sociedade.
A militância quer, o PMDB precisa.
A luta continua!
Juventude do PMDB do Paraná