Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasMemorial da Revolução de 1924, em Catanduvas, já está aberto ao público

Memorial da Revolução de 1924, em Catanduvas, já está aberto ao público

Imagem 9A cidade de Catanduvas inaugurou no último dia 25 de julho o Memorial da Revolução de 1924. O evento fez parte das comemorações dos 53 anos do aniversário do município e da festa da terceira idade. O projeto começou em 2009, na gestão Roberto Requião (PMDB/PR), com o objetivo de lembra as origens, causas e como aconteceu a revolta tenentista no Paraná.

Naquela ocasião morreram centenas de combatentes tanto da facção legalista ao presidente Arthur Bernardes, quanto tenentistas que queriam mudar o governo. No museu há objetos, imagens e outros suportes de memória dentro de uma linha do tempo que começa a se delinear a partir da República Velha até a redemocratização do país, com a promulgação da Carta Magna, a Constituição Cidadã de 1988.

O espaço tem 800m² e sua estrutura remete ao cenário da revolução desde a parte externa e também a interna com sua construção assimétrica e dividido em “Ordem” – que representa o antes da revolução, a parte da “Revolução” em si e a “Nova Ordem” ou a pós revolução. O visitante encontra no Memorial da Revolução de 1924 objetos, fotos e armas sucateadas que foram usadas tanto pelos soldados legalistas bem como pelos tenentistas, uma vez que o Memorial não contempla vencidos ou vencedores, mas a Revolução com um todo.

 

Veja fotos no Memorial: http://catanduvas.pr.gov.br/index.php?sessao=acab64f671pvac&id=265