Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasMinistério Público Federal vai investigar males do consumo de transgênicos

Ministério Público Federal vai investigar males do consumo de transgênicos

640x480_soja-convencional-portal-agron.com.brJosias de Souza, colunista do jornal Folha de S. Paulo e autor do “Blog do Josias”, noticiou nesta quinta-feira (03) que o Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar a suspeita de ilegalidades na liberação comercial de sementes de soja e milho transgênicos. Segundo o jornalista, “apura-se a existência de riscos à saúde humana e ao meio ambiente”.

O procurador responsável pelo caso, Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, afirma que “a liberação comercial desses organismos geneticamente modificados (OGM) resistentes a agrotóxicos funciona como fator multiplicador do próprio consumo de agrotóxico no Brasil, colocando virtualmente em risco os direitos humanos fundamentais à saúde de toda a população brasileira, à alimentação adequada da mesma coletividade, à biodiversidade dos biomas brasileiros e ao meio ambiente equilibrado e saudável”.

Quando foi governador do Paraná pela segunda vez, em 2003, o senador Roberto Requião (PMDB/PR) tomou várias providências para evitar o plantio, comercialização, consumo e exportação de grãos transgênicos. Exatamente pela falta de estudos que comprovem que este tipo de alimento não faz mal à saúde.

Na época, a maior parte das lavouras do Paraná era de grãos convencionais. O que fez Requião proibir a exportação de soja e milho geneticamente modificados pelo Porto de Paranaguá para evitar a contaminação dos grãos convencionais, que tinham valor diferenciado no mercado internacional. A medida, no entanto, foi derrubada pela Justiça.

Saúde – “Considerando os diversos riscos expostos, cremos que seja conveniente o respeito da garantia legal estabelecida no art. 15 da Lei nº 11.105/2005, a fim de que, antes de que seja proferida qualquer decisão sobre a liberação desses OGMs, seja realizada audiência pública e assim seja garantida a participação da sociedade civil nas deliberações a respeito das mencionadas liberações comerciais”, diz trecho do despacho do MPF.

“Mais resistentes a herbicidas, as sementes transgênicas tornam-se mais lucrativas, diz o procurador. Por essa razão, são as preferidas dos grandes produtores agrícolas. O que a Procuradoria deseja saber é se o aumento da produtividade é obtida com prejuízos à saúde e ao ambiente”, finaliza Josias de Souza.

Confira o despacho no MPF: http://www.prdf.mpf.mp.br/imprensa/arquivos_noticias/icp-cntbio-ogms-agrotoxicos.pdf

Leia a matéria do “Blog do Josias”: http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2013/10/03/mpf-abre-um-inquerito-sobre-graos-transgenicos/

Um comentário em “Ministério Público Federal vai investigar males do consumo de transgênicos

Comments are closed.