Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasProjeto relatado por Requião modifica Estatuto do Idoso

Projeto relatado por Requião modifica Estatuto do Idoso

CDH - Comissão de Direitos Humanos e Legislação ParticipativaO senador Roberto Requião (PMDB/PR) explicou nesta quinta-feira (24) o projeto que põe fim à exigência do comparecimento de idosos a órgãos públicos quando estiverem doentes. O projeto foi aprovado na quarta-feira (24) em caráter terminativo pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado e teve como relator o senador Requião.

“Estamos acrescentando do Estatuto do Idoso três dispositivos de grande relevância. Em primeiro lugar, a lei que sai deste projeto proíbe que órgãos públicos exijam o comparecimento do idoso enfermo em suas dependências para tratar de interesses da administração pública. Uma segunda hipótese abrangida pelo projeto é no caso do idoso enfermo precisar ir a um órgão público. Neste caso ele poderá enviar um procurador”, explicou.

“A terceira situação abrangida pela nova lei refere-se especificamente aos casos em que o idoso enfermo necessita de algum laudo de saúde para o exercício de seus direitos sociais ou isenção tributária. O idoso passa a ter o direito da visita domiciliar do agente público, não tendo que se deslocar do hospital ou domicílio”, completou.

“É importante que as autoridades públicas definam administrativamente o que é realmente o idoso enfermo, qual e á doença que dará a possibilidade da utilização destas prerrogativas”, salientou Requião. Se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, a matéria vai à sanção presidencial.