Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasRequião debate liberdade de imprensa em São Paulo

Requião debate liberdade de imprensa em São Paulo

requiaosindijorSPNesta  segunda-feira (7), às 19 horas,  no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, em São Paulo, o senador Roberto Requião participa  de debate e ato em defesa da liberdade de expressão, e contra a tentativa da Rede Globo de censurar blogs e mídias alternativas. O encontro é promovido pelo Centro de Mídia Barão do Itararé.

Além de Requião, participam do ato o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), os deputados Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Paulo Pimenta (PT-RS), os jornalistas Celso Schroder, da Federação Nacional dos Jornalistas, Rosane Bertoldi, da Frente Nacional pela Democratização das Comunicações e Camila Marques, da ong Artigo 19.

Também estarão presentes jornalistas e blogueiros notificados extrajudicialmente pela Globo por investigarem o caso do suntuoso triplex da família no Marinho em Paraty (RJ), construído em área de proteção ambiental e com aparentes ligações à companhia panamenha Mossack Fonseca,  investigada na Operação Lava Jato.

  Entenda o caso

O presidente das Organizações, João Roberto Marinho, através de advogados, enviou e-mail a diversos blogs negando a propriedade de uma mansão em Paraty, assim como a vinculação da família com empresas baseadas em paraísos fiscais, que seriam proprietárias da dita mansão e de um helicóptero. A casa, o helicóptero e as empresas sediadas em paraísos fiscais “não pertencem, direta ou indiretamente, a qualquer dos integrantes da família Marinho”, disse ele. Os blogs foram notificados extrajudicialmente para que se abstivessem de continuar noticiando o caso.

  1. 1.   Paraíso Tropical

      Em março de 2012, a revista norte-americana “Bloomberg Markets”, do grupo de mídia Bloomberg, publicou uma longa matéria sobre construções irregulares de mansões na região da Mata Atlântica do Rio de Janeiro. Segundo a revista, a família Marinho construiu uma mansão de 1.300 metros quadrados, com heliporto e piscina, em uma área de preservação próxima à praia de Santa Rita, Paraty.

“Os ricos usam advogados para “dobrar” leis, mentem para as autoridades em pedidos de alvará de obras, destroem ilegalmente áreas preservadas e rios e privatizam praias, contratando guardas armados para impedis visitantes”, dizia a matéria.

Uma semana depois da publicação da “Bloomberg”, o então colunista da Folha de S. Paulo André Barcinski repercute a reportagem. O título da coluna: “Revista acusa família Marinho e Camargo Correa de construir mansões em áreas de preservação”.

A publicação da “Bloomberg Markets” não foi desmentida   pela Globo e, pelo que se sabe, o sr. João Roberto Marinho não notificou a revista norte-americana ou a Folha de S. Paulo, negando a propriedade da mansão.

  1. 2.   Paraíso Fiscal

     Se não desmentiu em 2012, a família Marinho desmente hoje a propriedade da mansão, a tal da Paraty House. Como revelaram diversos blogs, a mansão e um helicóptero aparecem como controlados por  empresas offshore ou fantasmas, algumas delas sob investigação da Operação Lava Jato, caso, por exemplo da Mossack Fonseca.

As conexões diretas são estas: o tríplex dos Marinho é da Agropecuária Veine, que, por sua vez  está conectada à Vaincre, registrada em Las Vegas, Nevada, Estados Unidos,  que se vincula à Camille, com sede no Panamá, que se articula com  a Mossack Fonseca, também sediada no Panamá.

O emaranhado é tal que nesse cipoal aparece até mesmo a Brasif, tão falada por esses dias por causa do contrato que ela fez com a jornalista Miriam Dutra, para mantê-la longe do Brasil.

O jornalista Luiz Carlos Azenha descobriu que no dia 25 de outubro de 2010, conforme registro na Junta Comercial de Minas Gerais, o empresário Alexandre Chiappetta de Azevedo se declara testemunha da formação de um consórcio.

Quem era Alexandre?

Ele era genro de João Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo.

E que empresas o consórcio uniu?

Ele uniu a Agropecuária Veine Patrimonial, controladora da mansão de Paraty e a Santa Amália Administração e Participação Ltda.

E qual o endereço da Santa Amália, que se uniu em consórcio, testemunhado pelo genro de João Roberto Marinho, com a Veine, em nome de quem está a mansão de Paraty?

O endereço dela é o mesmo endereço da Brasif que no governo de Fernando Henrique Cardoso operava free shops nos aeroportos e que empregou Miriam Dutra.

Enfim, cada enxada que os jornalistas dão mais minhocas afloram.

Mansão em Paraty, construída ilegalmente, empresas offshore e fantasmas em paraísos fiscais,  compra de direitos televisivos para Copa do Mundo de Futebol, sonegação de impostos, Brasif, Mossak Fonseca, Rede Globo, segredos de alcova, tudo se liga, tudo a ver.

Diante disso, parece compreensível que a Globo tente calar os blogs.

 AO VIVO

A TV 15 transmite ao vivo SEM CENSURA o evento de hoje a noite. Fique ligado!

Pronunciamento do Senador Requião no evento

Confira abaixo a transmissão AO VIVO (encerrada às 21h30)

IMG_1915 IMG_1913 IMG_1908

Requião debate liberdade de imprensa em São Paulo