Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaRequião discute com Aladi ações para integrar América Latina

Requião discute com Aladi ações para integrar América Latina

Requião discute com Aladi ações para integrar América Latina

O Senador Roberto Requião, presidente da Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL (Parlasul), esteve reunido com Secretário Geral da Associação Latino-Americana de Integração – ALADI, o argentino Carlos Álvarez, e o Delegado do Brasil junto a ALADI, Embaixador Ruy Pereira, para tratar de ações para alavancar a integração regional no bloco. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (08), no gabinete do senador Requião.
A ALADI foi instituída pelo Tratado de Montevidéu, em 1980, com objetivo de promover a integração econômica. Sua origem está na Associação Latino-Americana de Livre Comércio – ALALC, iniciada em 1960.
O senador Requião propôs a realização de um trabalho para que os cidadãos se envolvam no “clima MERCOSUL”, através de ações que reforcem a identidade e o sentimento de unidade na América Latina.
O Secretario Geral da ALADI lembrou a necessidade de promover ações que melhorem a vida cotidiana dos povos na região.
O trabalho da ALADI visa à implantação gradual e progressiva de um mercado comum latino-americano, caracterizado pela adoção de preferências tarifárias e pela eliminação de restrições não tarifárias.
A ALADI reúne doze países classificados em três categorias, de acordo com as características econômico-estruturais: Bolívia, Equador e Paraguai (Menor Desenvolvimento Econômico Relativo – PMDER); Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Venezuela e Cuba (Desenvolvimento Intermediário – PDI); e os demais países são Argentina, Brasil e México.

Foto: Senador Requião discute integração da América Latina com secretário-geral da Aladi e embaixador Ruy Pereira. Crédito: Márcia Kalume / Agência Estado