Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaRequião diz que esquerda renunciou posições e governa com programa da direita

Requião diz que esquerda renunciou posições e governa com programa da direita

Requião diz que esquerda renunciou posições e governa com programa da direita

O senador Roberto Requião afirmou nesta sexta-feira (30), no plenário do Senado, que os partidos brasileiros, supostamente de esquerda, afastam-se cada vez mais de suas história e idéias para adotarem programas da direita. Requião referiu-se, por exemplo, à votação, na quarta-feira (28), do novo regime de aposentadoria do servidos público, quando PT, PCdoB, PSB e PDT uniram-se ao PSDB e ao DEM para aprovar o projeto, uma antiga reivindicação dos neoliberais e do mercado financeiro, agora adotada pelo governo federal.
Para Requião, essa renúncia da esquerda ao seu próprio pensamento é trágica para a sociedade brasileira, já que os interesses populares e nacionais ficam cada vez mais desguarnecidos de defensores. Ele lamentou ainda que o Congresso Nacional deixou de ser um espaço para grandes debates de idéias, confronto de opiniões para se transformar um mero despachante das vontades presidenciais, seja qual for o presidente ou partido no poder.
O senador criticou e ironizou também “os pregadores do fim da história que comemoram a morte das ideologias e das contradições de classe e proclamam a vitória final do capitalismo”. Requião lamentou que esses conceitos acabem impregnando alguns partidos que se dizem de esquerda e que, assim, passam a adotar posições cada vez mais conservadoras.
Ouça a seguir o discurso do senador Roberto Requião.
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

ÁUDIO

VÍDEO

YOUTUBE