Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasRequião diz que governo omite-se no conflito com os índios para agradar agronegócio

Requião diz que governo omite-se no conflito com os índios para agradar agronegócio

Plenário do SenadoO senador Roberto Requião disse nesta terça-feira (11), no plenário do Senado, que o assassinato do terena Oziel Gabriel, no Mato Grosso do Sul, estado que concentra mais de 50 por cento doas assassinatos de índios no país, nada mais é que um outro episódio da longa guerra de extermínio do índio brasileiro. Requião deplorou ainda que o Governo Federal não esteja agindo para impedir o conflito, agradando assim o agronegócio.

Requião lembrou ainda a Carta Régia de 1808, do então príncipe regente D. João, declarando guerra aos índios de Minas Gerais, na sequência generalizada por todo o país. Segundo ele, as mesmas justificativas usadas há quase dois séculos atrás para a decretação de guerra transformam-se em argumentos hoje para a expropriação de terras indígenas pelo agronegócio e mineradoras.

O senador disse ainda que era de se esperar que, com o passar do tempo, “com a civilização e refinamento de nossas elites fazendeiras, nesse processo contínuo de aquisição de valores humanitários, culturais e sociais, o virou costume de matar índios fosse superado”.
LEIA O DISCURSO

A seguir, vídeo e texto com o discurso no senador Roberto Requião (em instantes).

6 comentários em “Requião diz que governo omite-se no conflito com os índios para agradar agronegócio

  1. O melhor governador que o Paraná teve, e quem sabe voltará a ser, um Homem duro nas suas decisões, porém de palavra, ele disse não precisa de papel pode esperar que vai fazer, isso pra mim tem muito valor, por isso sou um eterno eleitor de ROBERTO REQUIÂO

  2. Obrigado, senhor Senador, por defender os povos indígenas.
    Quando se faz o contexto dos acontecimentos o discurso se torna memorável.
    Gostaria que o senhor intermediasse no caso dos índios paraguaios que estão entrando no Paraná, porque me parece que muitos brasiguaios num passado recente compraram terras indígenas no Paraguai. Talvez os parentes guarani não sabem que há problema em atravessar fronteiras, apenas vê o Brasil como um país melhor.
    Reconhecemos que os ocupantes das terras indígenas no país podem ser proprietários de boa fé ou grileiros. Os de boa fé precisam ser indenizados, mas os grileiros tem de ser condenados.
    Senhor Senador, não deixe que a PEC 215 seja aprovada e as questões de terras indígenas sejam tratadas sem análise do “Relatório Figueiredo”.
    Muitos de nós temos um pouco de estudo e moramos fora da aldeia, mas os povos indígenas em geral precisam e merecem viver em suas terras.
    Obrigado.
    Osias Sampaio, guarani

  3. Uma voz incontestável se levanta das terras de Gleisi Hoffmann, para indignar-se com os pequenos! Um Homem de caráter, um Político de princípios humanos que não se cala diante da injustiça contra as minorias!…que verdadeiramente sabe e trabalha para construir um País efetivamente justo…Como Kaingáng sempre votei e voto Requião!

  4. Sabias palavras Governador. Eu como descendente de Europeu me cinto bastante envergonhado, mas convicto de acertar em meus passos. Os índios são povos que merecem configurar entre nós com respeito e independência, a qual lhes é tirada a mais de 500 anos.

  5. Rio, 14 de junho de 2013

    Muito me alegrou ouvir as palavras do senador Roberto Requião a respeito das terras indígenas.
    Acho muito estranho que os defensores dos direitos humanos sempre se manifeste contra a maioridade penal e os criminosos e nunca defenda os direitos humanos dos indígenas.
    Será que índio não é humano????
    Em defesa de suas terras (nós é que fomos os invasores) já mais de dois índios foram assassinados e seus assassinos estão soltos.
    Iaci P. Souto

Comments are closed.