Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaRequião explica proposta de troca de dívidas com União por obras

Requião explica proposta de troca de dívidas com União por obras

Requião explica proposta de troca de dívidas com União por obras

O senador Roberto Requião (PMDB/PR) falou em seu pronunciamento de rádio desta quinta-feira (14) sobre o Projeto de Lei que está elaborando que propõe a troca das dívidas que os Estados e municípios têm com a União por obras e despesas com servidores das áreas da saúde, educação e segurança pública.
“O nosso Brasil está parado. Saímos de um crescimento de 7,5% do Produto Interno Bruto em 2010 para 2,7% em 2011”, lembrou Requião. “Nós precisamos de investimentos públicos. É bobagem diminuir impostos e reduzir o preço de automóveis e bens de consumo duráveis. Quem comprou em 2009 um carro e ainda tem prestações pela frente não vai comprar um carro novo simplesmente porque o preço baixou”, explicou.
O senador também lembrou que a crise econômica mundial desfavorece investimentos estrangeiros no país. O mesmo ocorre por parte do setor privado. “Sem investimentos privados, a única saída é investimento público pesado, em obras de infraestrutura no país inteiro e em custeio de atividades fim, como a contratação de médicos e professores”, sugeriu.
“No ano passado, Estados pagaram para a União cerca de R$ 29,5 bilhões por mês. A proposta é que a União convenie com os Estados a utilização destes recursos em obras de infraestrutura, custeio de atividades fim. Desta forma, teríamos a colaboração de 27 Estados. A União não perderia nada”, afirmou.
Na opinião de Requião, um país do tamanho do Brasil não pode ter a economia centralizada na União, como ocorre hoje. “Fica aqui a proposta: a União convenia com Estados e municípios a execução de obras com o dinheiro que ela deveria receber como parte do pagamento das dívidas. É uma proposta para tentar ajudar a resolver os problemas do Paraná e do Brasil”, finalizou.

ÁUDIO