Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasRequião limpa pauta da CE votando 51 projetos de datas comemorativas

Requião limpa pauta da CE votando 51 projetos de datas comemorativas

Requião “limpa pauta” da CE votando 51 projetos de datas comemorativas

O senador Roberto Requião, presidente da Comissão de Educação submeteu nesta terça-feira (20) ao colegiado a votação de mais de 50 projetos de lei que criam novas datas comemorativas no calendário nacional. Votando as propostas em bloco, os senadores aprovaram a criação de 30 novas datas e rejeitaram outras 21. Limpa a pauta dessas propostas, a CE passa a adotar critérios mais rígidos para a aprovação de novas datas comemorativas, em obediência a uma legislação nesse sentido aprovado no 2010, lembrou o senador Requião, que sempre manteve reservas em relação a essas propostas.
No início da reunião o senador Roberto Requião, informou que a comissão havia decidido colocar em pauta todos os projetos de homenagem que estavam em tramitação. Ele explicou ainda que lei federal (12345/10) passou a exigir maior rigor na tramitação desse tipo de projeto, o que inclui a realização de audiências públicas sobre as homenagens propostas. “Vamos liquidar esse passivo para não nos preocuparmos mais com isso”,disse Requião ao anunciar a votação.
Para denunciar a “inflação” de datas comemorativas no calendário nacional, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) mostrou que em alguns meses, por exemplo, festejam-se até 50 datas diferentes, superpondo-se diversas comemorações no mesmo dia. A votação dos projetos ocorreu em bloco. Para o senador paulista essas homenagens não deveriam estar previstas em leis federais. Segundo ele, as pessoas interessadas em comemorar alguma data estão livres para fazê-lo, sem a necessidade de uma lei nesse sentido.
As novas datas
Assim, o Brasil poderá contar, em breve, com 29 novas datas comemorativas. Todas estão previstas nos projetos de lei aprovados terminativamente pela Comissão de Educação. Entre elas estão o Dia Nacional da Poesia, a ser festejado em 31 de outubro, data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade. E o Dia Nacional da Música Popular Brasileira, a ser festejado a cada 17 de outubro, dia do aniversário da compositora Chiquinha Gonzaga.
O Dia Nacional da Poesia está previsto no Projeto de Lei do senador Alvaro Dias (PSDB-PR). E a homenagem à música popular brasileira consta do Projeto de Lei da Câmara .
Também foi aprovado o projeto do senador Paulo Paim (PT-RS), que institui o Dia Nacional do Oficial de Justiça. Entre os demais itens aprovados estão os seguintes Projetos : que cria o Dia Nacional dos Direitos Humanos; que institui o Dia Nacional do Quilo; que estabelece o Dia Nacional do Turismo; que estabelece o Dia Nacional do Ouvidor; que cria o Dia Nacional da Educação Ambiental; que institui o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas; que estabelece o Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo; e que estabelece o Dia Nacional do Paisagista.
Foram igualmente aprovados em decisão terminativa oprojeto que cria o Dia Nacional de Luta dos Acidentados por Fontes Radioativas; o que cria o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose; que estabelece o Dia Nacional do Reggae; que cria o Dia Nacional das Hemoglobinopatias; que estabelece o Dia Nacional de Valorização da Família; que institui o Dia Nacional da Silvicultura; que estabelece o Dia Nacional do Jogo Limpo; que institui o Dia Nacional do Maquinista Ferroviário; que estabelece o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito; que institui o Dia Nacional do Suinocultor; que cria o Dia Nacional do Municipalista Brasileiro; e que estabelece o Dia Nacional do Atleta Paraolímpico.
Foram ainda aprovados na mesma reunião o projeto que institui o Dia do Aniversário do Buda Shakyamuni; o que cria o Dia Nacional do Securitário; oque estabelece o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma; o que cria o Dia Nacional da Umbanda; o que institui o Dia Nacional do Artesão; o que estabelece o Dia Nacional da Advocacia Pública.
Único item não terminativo da pauta, o projeto que institui o Dia Nacional do Supervisor Educacional, recebeu parecer favorável da comissão e será ainda colocado em votação no Plenário.
Na mesma reunião, foram rejeitados outros 27 projetos destinados a instituir datas comemorativas, que já contavam com pareceres contrários por ferirem as regras estabelecidas pela lei de 2010, segundo interpretação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) solicitada pela CE.
Os projetos rejeitados são os seguintes: o que institui o Dia Nacional do Repentista; o que cria o Ano Nacional da Atividade Física; o que determina a inclusão no calendário oficial da celebração da primeira aclamação da independência do Brasil, em 25 de junho de 1822; o que estabelece o Dia Nacional do Cirurgião Cardiovascular; PLC 123/09, que cria o Dia Nacional do Guarda Municipal; o que cria o Dia Nacional do Engenheiro Industrial Madeireiro; o que cria o Dia Nacional dos Trabalhadores em Radiologia; o que estabelece o Dia dos Trabalhadores em Massas Alimentícias; o que institui o Dia Nacional do Frevo; o que cria o Dia da Polícia Militar; o que cria o Dia Nacional do Tropeiro; o que estabelece o Dia do alerta sobre o uso nocivo do álcool; o que estabelece o Dia Nacional do Motorista de Ambulância; PLC 249/09, que cria o Dia do Seresteiro; o que institui o Dia Nacional da Vaquejada; o que institui o Dia Nacional da Fé Cristã; o que estabelece o Dia Nacional da Conscientização da Hemofilia; o que cria o Dia Nacional em Defesa da Orla Marítima; o que estabelece o Dia Nacional das Etnias; o que institui o Dia Nacional do Profissional de Segurança Privada; o que estabelece o Dia do Trabalhador Doméstico; PLC 114/10, que cria o Dia Nacional da Ufologia; o que estabelece o Dia Nacional da Aviação dos Corpos de Bombeiros Militares; o que institui o Dia Nacional das Entidades de Segurança e Saúde do Trabalho; o que institui o Dia Nacional do Médico de Família; o que cria o Dia Nacional de Mobilização em Memória das Vítimas de Trânsito; o que institui o dia 28 de julho de 1823 como data de adesão do Maranhão à independência do Brasil.
A comissão decidiu ainda considerar prejudicado o projeto que institui o Dia Nacional do Sociólogo.
Com Agência Senado