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Requião pede CPI para abrir “caixa-preta” do transporte coletivo

onibus-lotadoO senador Roberto Requião encaminhou  á mesa do Senado, nesta quinta-feira (5),   requerimento para a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar “as razões das elevadas tarifas e os custos dos transportes rodoviários coletivos urbanos” no país. O pedido feito por Requião recebeu o apoio de 37 senadores, 11 a mais que o número mínimo exigido para a instalação de CPIs.

O senador quer ainda investigar  a legalidade dos processos de licitação  das concessões; a condução dos contratos; e a legalidade e eficácia dos atos de definição tarifária e dos subsídios públicos  às empresas detentoras das concessões. Enfim, Requião acha que já passou da hora de se abrir a caixa-preta do sistema de transporte coletivo no Brasil. Para ele, as manifestações de junho condensaram uma  já antiga insatisfação dos brasileiros contra o transporte urbano de passageiros.  “E o Senado precisa dar um a satisfação aos usuários”, afirmou.

Em breve comunicação no plenário do Senado, Requião  lembrou que a qualidade, preço das tarifas e a prestação do serviço de transporte coletivo são preocupações que o acompanham  desde sua eleição a deputado, na década de 80. Tema  que  também o ocupou intensamente como prefeito de Curitiba e governador do Paraná. “Coloco minha experiência sobre o assunto à disposição da CPI”, afirmou.

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Veja a seguir vídeo com o pronunciamento do senador Requião pedindo  a  CPI, o teor do requerimento protocolado por ele, assim como a relação dos senadores que apoiaram a instalação da Comissão.

RELAÇÃO DOS SENADORES

REQUERIMENTO DA CPI

2 comentários em “Requião pede CPI para abrir “caixa-preta” do transporte coletivo

  1. Senador !
    Acompanhei de perto a “pseudo-licitação” do transporte coletivo na Grande Goiânia.
    Tenho dados, informações e provas de sobra.
    Meus cumprimentos pela iniciativa !
    Forte abraço !!!

  2. REQUIÃO O RELATÓRIO DA CPI DO TRANSPORTE COLETIVO DE CURITIBA APUROU:
    relatório da CPI do Transporte Coletivo de Curitiba que chegou entre outras as seguintes conclusões:
    a) A tarifa está superfaturada em cerca de 50 centavos:
    b) A licitação (concorrência realizada em 2010, na gestão Richa/Ducci) foi fraudulenta;
    c) Há fortes indícios de formação de cartel das empresas que operam em Curitiba há 60 anos;
    d) O lucro das empresas é abusivo. Elas receberam na tarifa em 3 anos R$ 54 milhões para pagar o Imposto de Renda e, neste período, só recolheram a receita cerca de R$ 614 mil reais;
    e) Foi solicitado ao Ministério Público o indiciamento de 80 pessoas, sendo o ex-presidente da URBS, Marcos Isfer, o ex-presidente da Comissão de Licitação, Fernando Ghignone (atual presidente da SANEPAR) e outros 15 funcionários da URBS, por improbidade administrativa e crime de fraude a licitação ;
    f) Foi solicitado ao Ministério Público o indiciamento de cerca de 63 pessoas (todos sócios e diretores das empresas de ônibus) por apropriação indébita, formação de cartel e sonegação fiscal.

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