Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasRequião pede que Dilma dê asilo a Snowden e adverte para armadilha dos acordos bilaterais

Requião pede que Dilma dê asilo a Snowden e adverte para armadilha dos acordos bilaterais

Plenário do SenadoO senador Roberto Requião sugeriu à presidente Dilma Rousseff, nesta terça-feira (17), no plenário do Senado, a concessão de asilo ao ex-agente dos serviços  de informações do Estados Unidos Edward Snowden, que denunciou ao mundo o mega-esquema de espionagem operado por Washington. Em  “carta aberta ao povo do Brasil”, dada a conhecer também nesta terça-feira, Snowden demonstra interesse em viver no Brasil, para colaborar com as investigações sobre as atividades da Agência de Segurança Nacional dos EUA em nosso país.

Classificando o ex-agente como “um típico herói norte-americano”, Requião disse  que a concessão de asilo a Snowden “é uma questão de gratidão, pelo enorme benefício que fez ao nosso país e ao mundo,  ao revelar um esquema diabólico de espionagem, de invasão da privacidade e  de atentado  à  liberdade”.

Na segunda parte de seu pronunciamento, Requião alertou o Senado para as falsas  e ilusórias vantagens de um possível acordo bilateral entre o  Brasil e a União Européia. Segundo ele, o acordo está sendo gestado sem que ninguém faça um exame responsável de suas implicações. “Esse acordo levará à perda do controle sobre a nossa economia. É um desvario. É uma irresponsabilidade. Não há como estabelecer com os países industrializados da Europa um acordo de reciprocidade sem que percamos a nossa soberania , reservando ao nosso país a mera função de  produtor de commodities,  porque o que ainda resta de nossa indústria será arrasado”, disse o senador.
Foto: Pedro França /Agência Senado

A seguir, vídeo com o pronunciamento do senador nesta terça-feira no  plenário do Senado.

ÁUDIO RELACIONADO
O senador Roberto Requião (PMDB/PR) pediu nesta terça-feira (17) que o Brasil dê asilo político a Edward Snowden, o ex-funcionário da NSA que revelou o esquema de espionagem da agência norte-americana. Em carta aberta ao povo brasileiro e aos governantes do Brasil, Snowden pediu asilo definitivo. Em troca, ele promete colaborar com as investigações do governo brasileiro sobre a espionagem da NSA. Atualmente, o ex-agente está na Rússia, onde tem abrigo temporário até 2014.
“O Brasil estava posto em sossego com as suas relações com os Estados Unidos da América do Norte. Nós aqui dentro víamos as privatizações do petróleo, concessões, objeto de pressão do neoliberalismo internacional. Mas de repente um americano revela que estávamos sendo espionados. E foram ao absurdo de quebrar o sigilo de empresas públicas e da presidente Dilma Rousseff”, lembrou Requião.
Segundo ele, o Brasil tem uma dívida de gratidão com Snowden. Além disso, ele precisa de abrigo permanente em um país para poder mais abertamente falar sobre tudo o que sabe. “Nós devemos um favor ao Snowden, que quebrou esta ‘caixa-preta’ da sórdida espionagem que atinge pessoas, quebra sigilos, nos tira a liberdade de comunicação no Brasil no mundo”.
“Minha sugestão à nossa presidente Dilma é que o Brasil ofereça asilo a este rapaz. Que o abrigo que ele necessita para falar e viver com sua família seja oferecido por nós, no Brasil. Transformo isso num apelo para nossa presidente. Vamos reconhecer a dívida que temos com Snowden e oferecer a ele um asilo permanente para que o exercício da liberdade possa exercido aqui no Brasil”, finalizou.