Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasRequião propõe radicalizar a democracia e diz que reforma eleitoral não leva a nada

Requião propõe radicalizar a democracia e diz que reforma eleitoral não leva a nada

Senador Roberto Requião (PR) comenta casos nos quais teve de pagar indenizações por denunciar irregularidadesSem que haja a radicalização da democracia econômica, política e social, com profundas transformações nesses três níveis, o país não vai conseguir atender as tantas reivindicações manifestadas pelos brasileiros nas ruas, nas últimas semanas, disse o senador Roberto Requião nesta quinta-feira (4), no plenário do Senado.

O senador avaliou ainda que os pontos de uma hipotética reforma política, quer os revelados pelo governo federal quer os debatidos pelo Congresso, não passam de itens para a elaboração de uma reforma eleitoral. “Reforma política é outra coisa, ela diz respeito à filosofia de governo, a um programa de governo, à estratégia, isto é, os objetivos a serem alcançados a longo prazo pelo país, e à tática, isto é, os meios para chegar a tais objetivos. E o que foi discutido até agora está longe, muito longe disso”, deplorou o senador.

Requião enumerou várias ideias para a radicalização da democracia. Para ele, sem esse avanço, tudo vai ficar como está, e a agitação do Congresso nesses dias seguintes às manifestações na vai sequer arranhar a angústia a insatisfação do brasileiro, afirmou o senador.

DISCURSO

A seguir, vídeo e texto do discurso do senadro Roberto Requião.

12 comentários em “Requião propõe radicalizar a democracia e diz que reforma eleitoral não leva a nada

  1. Prezado Senador,

    Parabéns pelo brilhante discurso na tribuna do senado sobre a reforma política, a radicalização da democracia e a regulamentação da mídia / imprensa, no Brasil nas mãos de cinco famílias, brilhante pronunciamento, eu sou do Amazonas ! Abraço.

    Atenciosamente,
    Minos

  2. bom, desculpe meu ceticismo na politica, alias nos políticos nacionais, apesar de não concordar com alguns pontos ( o que é normal e saudável ) , sempre lembro aquela máxima, “Uma andorinha só não faz verão”.
    não sei se o senhor vai ler, alias vou procurar saber mais a respeito do senhor, mas o senhor realmente acredita que a maioria de seus colegas realmente querem fazer algo a respeito para mudar a historia deste pais??
    Outro dia li em uma rede social todo tipo de barbaridades, as pessoas estao com odio de serem enganadas!!
    sabe a historia do joaozinho e o lobo!?
    – Olha o lobo
    -olha o lobo….
    quando realmente o lobo aparecer ninguem salvou o menino
    acredito que seja o mesmo sentimento, ” vamos investir em saude, educação” ano entra ano sai os investimentos aumentam mas nunca chegam ao destino! como acreditar!? tem sempre um senador,deputado,vereador, prefeito, empreiteira etc etc querendo levar!
    E me desculpe mas para mim quem esta em cima tem que mostrar o correto, como pedir para um funcionario nao desviar dinheiro se ele sabe que tem um com dolar na cueca, a outra tem a dança da pizza,muitos mensaleiros, os outros gastam 10,20,50mil em assessoria!!
    FATO é se nao começar a pegar os bandidos condenados que estao no poder agora! neste mandato nada ira mudar e as manifestaçoes nao vao parar porque ninguem acredita mais!
    PRÓXIMAS ELEIÇÕES?? NADA MUDA! os novos das proximas eleiçoes iriam fazer algo?? (se voce pode fazer o que quis porque eu nao!?)

    • Caro JOAO SILVA, gostei da sua sinceridade, mas permita-me dizer-lhe que observando o REQUIÃO nos últimos trinta anos, posso garantir que ele sempre evoluiu em defesa da CIDADANIA para todos os brasileiros.

      • bom, antes de tudo agradeço o elogio, acredito que cada “briga” e principalmente ideias contrarias e ate mesmo totalmente diferentes sempre é algo para se pensar.
        Achei realmente interessante alguns pontos do discurso acima como ja disse anteriormente, mas gostaria de uma resposta sobre o que foi dito acima, tendo em vista que sempre participo das manifestações e ninguém acredita mais nas palavras “ao vento” o tipico falando muito e não dizendo nada, gostaria da opinião direitamente do senador sobre os pontos colocados.
        Esta é a tipica distancia entre representantes e representados, e isto com a internet vai acabar.

  3. Olá Senador e meu ex governador favorito
    Sou de União da Vitória, professora, fui na Câmara dos vereadores na reunião do PMDB regional por engano, mas foi legal assim mesmo, é que sou do PT e eu e meu marido nos sentimos peixes fora dágua. Mas sua fala foi como sempre muito. Pode sempre contar com a gente. Nesse minha longa carreira no Magistério do Paraná aprendi a admirá-lo. Grande abraço. Boas falas.
    Continuaremos a mirar nossa utopia, nos fazem caminhar.

  4. VAMOS POR PARTES, SENADOR ! Reforma é o começo, sendo que outras partes, virarão. Querer avançar demais, neste BR querido, é ficar estancado na própria raiz, pois as forças contrárias e dominantes são avessas a todo desconforto, já que o “status que” lhes é extremamente favorável.

  5. Senador, parabéns por mais este pronunciamento republicano. Nos anais do Senado seus pronunciamentos são dos poucos que honram os sentido de existir dessa casa. Da sua proposta de radicalização destaco a renda básica e a reforma agrária. Precisamos institucionalizar a renda básica, deixando esta de ser política de governo para tornar-se política de Estado, direito constituído. A reforma agrária é outra coisa urgente. A nossa estrutura fundiária salta aos olhos por tamanha iniquidade. Creio que aliado a tudo isto, talvez o maior entrave político-econômico dos nossos dias, está o serviço da dívida que contribui para os lucros recordes ano após ano dos maiores bancos privados, o que corrói 47% do orçamento público. Assim segue o mundinho do capitalismo neoliberal, a acumulação do capital se alimenta da acumulação da dívida, e como não temos a máquina impressora de dólares nos ferramos frente aos interesses do capital internacional. Que se revolucione a política, para que por ela revolucionemos a economia e, portanto, a sociedade. Parabéns!

  6. PREZADO SENADOR REQUIÃO,

    PUBLICAMOS SEU DISCURSO EM NOSSO SITE POR RECONHECER NELE A PRIMEIRA PROPOSTA COERENTE NUM MAR DE PROPOSTAS QUE SOMENTE TEM COMO PRIMEIRA INTENÇÃO…..” BRINCAR DE FAZ DE CONTA”……

    MAIS COMO DIZIA SUA AVÔ ATÉ BICHO PREGUIÇA CORRE COM FOGO NO RABO, POREM ME PARECE QUE O NOME CIENTIFICO DESTE BICHO É…….

    LEGISLUM EXECUTIVUM JUDICIARIUM TOTALMENTE INEFICIENTUM…….

    DIRIA ATÉ QUE NEM FOGO NO RABO PARECE RESOLVER…..

    TERÁ MESMO QUE SER EXTINTO SE SUAS PROPOSTAS NÃO FOREM COLOCADAS LOGO EM PRATICA…………

    É A PRIMEIRA VEZ QUE PUBLICAMOS UM DISCURSO POLITICO EM NOSSO SITE

    ATENCIOSAMENTE

    ANTONIO VIEIRA
    PRESIDENTE DA ABJ
    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS JORNALISTAS

  7. Perfeito seu discurso, senador, para apontar o desvirtuamento do verdadeiro debate que deve ser feito no país.
    Muito bem, e agora? Como começar a organizar nacionalmente esse debate?

  8. Se todos os “nossos” políticos fossem como o Requião, poderíamos sonhar, de verdade, com um Brasil desenvolvido, que realizasse finalmente todo o seu potencial.

  9. Parabéns Requião pela radicalidade de seu discurso, Precisamos avançar e muito em nosso país e é de medidas de fundo como as que você destaca é que o Brasil precisa!
    Vamos em frente, na luta para um país livre, soberano e independente!!!

Comments are closed.