Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasRequião reapresenta PEC que inclui Congresso nas negociações comercias externas

Requião reapresenta PEC que inclui Congresso nas negociações comercias externas

18101627886_ef6744327f_zO senador Roberto Requião está propondo uma emenda constitucional que prevê a participação do Congresso Nacional “nas negociações de atos, acordos, convênios e tratados que versem sobre matéria de comércio internacional”. O senador apresentou PEC semelhante em 2001, em seu outro mandato. A proposta foi aprovada na Comissão e Constituição e Justiça mas acabou não sendo votada em plenário.

Segundo argumenta Requião, prevalece hoje no país a visão ultrapassada de que as questões de política externa são de exclusiva competência do Executivo, “cabendo ao Legislativo apenas a função homologatório de seus atos internacionais”.

Por outro lado, afirma o senador, “cresce no mundo o papel dos Parlamentos na formulação, negociação e implantação de políticas externas”. Ele cita especialmente a longa tradição do Congresso dos Estados Unidos de participação na política externa do país.

Com a adoção da PEC proposta por Requião estabelece-se um mecanismo de rápida aprovação dos tratados internacionais (fast track) assinados pelo Brasil. Atualmente, lembra o senador, a ausência do Congresso nessas tratativas faz com que os acordos levem décadas para serem aprovados pelo Legislativo.

Ainda na terça-feira, por exemplo,  a Comissão de Re4lações Exteriores do Senado aprovou um tratado entre o Brasil e a Bolívia assinado em 1990.

Veja a seguir a PEC proposta pelo senador Roberto Requião.

clique no arquivo abaixo em formato .PDF

PECdoFastTrack_de_2015