Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasTARIFA AUMENTA E ACIONISTAS PRIVADOS DA COPEL TÊM MAIS LUCRO

TARIFA AUMENTA E ACIONISTAS PRIVADOS DA COPEL TÊM MAIS LUCRO

copel“O importante é que uma administração pública se preocupe com as pessoas. E não com os negócios”, afirmou nesta quinta-feira (01) o senador Roberto Requião (PMDB/PR). “O que adianta saber se a Copel está dando um lucro fantástico se este lucro é feito em cima da tarifa alta dos consumidores, que têm dificuldade para pagá-la e vai para os sócios privados. Nem sequer melhoram a qualidade da distribuição e da energia elétrica no Paraná”, completou.

Requião lembrou que quando foi governador (2003-2010), trocou o reajuste de 12,6% proposto e autorizado pela Aneel por desconto na tarifa do consumidor que pagasse a conta em dia. “A solução foi maravilhosa. Diminuiu a inadimplência. A nossa Copel teve caixa para investir em transmissão, em distribuição e em novas usinas”, destacou.

Durante toda a gestão de Requião, a Copel teve um lucro médio de mais de R$ 1,5 bilhão, mesmo com o desconto nas tarifas pagas em dia e com a criação de programas como o Irrigação Noturna e o Luz Fraterna, que passou a isentar de pagamento de energia famílias pobres com consumo mensal de até 100kWh. O Luz Fraterna beneficia no Paraná cerca de um milhão de pessoas.

“Agora aumentam a tarifa, um aumento atrás do outro, e aumentaram também a parcela de distribuição de lucro para os tais acionistas privados. Do legal, que é estabelecido pela lei, que é de 25%, subiram para 35%. Esta é a diferença entre o nosso governo e o daqueles que não pensam no povo, só pensam nos negócios dos seus aliados e financiadores de campanha”, disse o senador.