Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Ano passado from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaProjeto de Requião vai ser discutido em audiência pública

Projeto de Requião vai ser discutido em audiência pública

Projeto de Requião vai ser discutido em audiência pública

O senador Roberto Requião apresentou nesta quinta-feira, 12, à Comissão de Relações Exteriores do Senado, a sua proposta de emenda constitucional que estabelece tramitação rápida para os acordos comerciais internacionais assinados pelo Brasil. Para ampliar o debate sobre a proposta, a CRE aprovou a convocação de uma audiência pública, com a presença do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, do representante do Brasil no Mercosul, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães e de dois outros convidados a serem definidos, um representando os empresários exportadores e outro especialista em mercado internacional.
Ao apresentar a proposta, Requião lembrou que em vários países o Legislativo tem uma participação intensa na discussão, aprovação e execução de acordos comerciais internacionais. No Brasil, afirmou, o Congresso mantém-se à parte, permitindo que a política de relações exteriores seja um assunto exclusivamente do Executivo. “Senado e Câmara acabam sendo tão simplesmente chanceladores, carimbadores dos acordos”.
Justificando sua proposta, o senador buscou exemplos em vários países, especialmente nos Estados Unidos, onde o Congresso tem uma forte participação em todo o processo de debate, assinatura e execução dos tratados. Requião lembrou que essa pratica vem desde a independência norte-americana e que não observância pelo Executivo dos trâmites estabelecidos pode levar à desaprovação dos acordos .
Requião apresentou a PEC à CRE porque quer transformá-la em proposta da Comissão, dividindo a autoria com todos os senadores.
A senadora Ana Amélia (PP-RS), reforçou a idéia da audiência pública, “para que a CRE aprofunde-se no tema”. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), disse a proposta de Requião vai fazer com que o Congresso “deixe de ser simples espectador ou mero coadjuvante nas definições de nossa política externa”. A senadora Gleisi Hofmann (PT-PR), elogiou Requião por levar à proposta à discussão da CRE, ao invés de apresentá-la diretamente no Plenário do Senado, e disse que isso vai permitir um debate mais amplo sobre a medida.
Já o senador Luís Henrique (PMDB-SC), afirmou que a proposta de Requião contribui para fortalecer o Congresso, “que deve deixar de ser simples homologador do Executivo”. O senador catarinense considerou a emenda de Requião e a proposta da Comissão de Constituição e Justiça que muda o sistema de tramitação das Medidas Provisórias como as duas principais iniciativas do Senado, neste início de legislatura.
Veja na seqüência o discurso do senador Requião, feito no plenário, quando anunciou que apresentaria a emenda constitucional.

Discurso sobre inclusão do Congresso nos acordos e tratados Internacionais